Você faz a manutenção de seu Plano de Continuidade de Negócios? – 07set10

enigma.consultoria Sem categoria Leave a comment  

 Nós brasileiros não temos maturidade para muitas coisas. Por exemplo, prevenção. Esperamos que “a cerca seja danificada” para que façamos algo. Outro exemplo, manutenção. Quem faz a manutenção correta de seu carro? Daria para contar nos dedos…Em se tratando de Plano de Continuidade de Negócios (PCN), a coisa pode pegar.

 O PCN depois de elaborado, treinado e testado pela primeira vez, entra em um ciclo de manutenção periódica. Não tem jeito, você, como costumo dizer, criou “um monstrinho” e agora precisa cuidar dele para sempre. Mesmo que sua empresa não enxergue o PCN como um componente do tratamento do risco operacional, enxergue como algo que tenha que cumprir regulatórios e auditorias (infelizmente tem muitas empresas que pensam assim), você vai ter que mostrar que fez uma revisão pelo menos anual.

 O objetivo da manutenção é claro: fazer com que o Plano esteja em constante estado de prontidão. Isso mesmo, precisou, ele estará atualizado para ser utilizado! Já pensou, você invoca o PCN e a árvore de chamada está completamente desatualizada. Processos de negócios que tinham baixo nível de criticidade, por alguma mudança nas regras de negócio, bingo, o processo passa a ser um dos mais críticos e desde então, deve ter uma estratégia de recuperação bem diferente de sua primeira definição. E por aí vai…tenho que olhar os processos, a infraestrutura, TI, pessoas e partes interessadas.

 Dessa forma, para que se mantenha o PCN em estado de prontidão nos 365 dias do ano, o processo de Manutenção é fator decisivo de sucesso e item obrigatório nas auditorias de orgãos reguladores, auditorias internas ou externas.

 Deixo no ar: você tem um processo desse plenamente estabelecido ou é contrário a essa ideia?

 Um abraço e até a próxima!

Add a Comment