FRAUDE – PREVENÇÃO, DETECÇÃO E INVESTIGAÇÃO

A OFERTA

A elaboração e implementação de processos e controles para a Prevenção, Detecção e Investigação da Fraude Corporativa (PDIFC), com metodologia própria e implementada em empresas de diversos segmentos por profissionais especializados no tema. A PDIFC é planejada e implementada em total conformidade com normas técnicas nacionais e internacionais que regem o tema, como as normas da família ABNT ISO 27000 e melhores práticas de institutos de pesquisa que abordam o tema. Levamos em conta nessa oferta, a cultura da empresa e diretrizes determinadas por regulamentos e códigos internos e/ou externos.

Tem seu foco direcionado ao levantamento das áreas mais suscetíveis em uma organização onde a fraude pode ser materializada, e a partir desse entendimento, desenhar e implementar a solução que combata a fraude. Por combate à fraude corporativa entendemos como o planejamento e implementação de processos e controles nos domínios de prevenção, detecção, investigação e resposta à fraude. Para os processos e controles implementados a avaliação traz como resultado a eficácia do controle e, para os não implementados, traz o nível de risco mitigado ao se implementar tais processos e controles.

A METODOLOGIA

A metodologia utilizada pode ser vista na figura 1:

 

 

DIAGNÓSTICO DO NÍVEL DE COMBATE À FRAUDE

A OFERTA

A execução do Diagnóstico do Nível de Combate à Fraude (DNCF) com metodologia própria e implementada em empresas de diversos segmentos por profissionais especializados no tema. O DNFC é planejado e implementado em total conformidade com normas técnicas nacionais e internacionais que regem o tema, como as normas da família ABNT ISO 27000, ISO 31000 e melhores práticas de institutos de pesquisa que abordam o tema. Levamos em conta nessa oferta, a cultura da empresa e diretrizes determinadas por regulamentos e códigos internos e/ou externos.

Tem seu foco direcionado à análise e avaliação dos processos e controles de combate à fraude corporativa implementados ou aqueles que não estão implementados, segundo normas e um baseline desenvolvido pela Enigma Security. Por combate à fraude corporativa entendemos como o planejamento e implementação de processos e controles nos domínios de prevenção, detecção, investigação e resposta à fraude. Para os processos e controles implementados a avaliação traz como resultado a eficácia do controle e, para os não implementados, traz o nível de risco mitigado ao se implementar tais processos e controles.

O objetivo principal é auxiliar a organização na redução dos riscos de fraude com a avaliação da eficácia dos processos e controles implementados e, pela avaliação da ausência de processos e controles que deveriam estar implementados.

A METODOLOGIA

A metodologia utilizada pode ser vista na figura 1:

 

 

ESTRUTURAÇÃO DA ÁREA DE COMBATE À FRAUDE

A OFERTA

Ter uma área estruturada com pessoas, processos e recursos tecnológicos ou não tecnológicos definidos e implantados atuando em sinergia, é uma forma madura de combater a fraude corporativa.

A Enigma, em uma metodologia composta de cinco fases, estrutura a área da empresa entendendo claramente que combater a fraude é falar de prevenção, detecção e investigação.

Esses três domínios citados deve ser o alvo de toda a estruturação da área de Combate à Fraude.