Quando e quanto Monsieur Jerome conseguirá devolver dos 4,9 bilhões de euros? – 06out2010

enigma.consultoria Sem categoria Leave a comment  

 O Adriano, um ex-aluno enviou um e-mail e eu fui atrás da informação. É isso mesmo, um tribunal francês condenou na terça feira, dia 5, Jerome Kerviel, ex-trader do Société Générale a três anos de prisão e a devolver a empresa 4,9 bilhões de euros. Hoje ela trabalha como consultor de informática, ganha 2.300 euros por mês. Quantas vidas teria que ter para pagar essa quantia?

 O Tribunal considerou Jerome, 33 anos, culpado por abuso de confiança, falsificação e introdução fraudulenta de dados em um sistema de informática. Ainda, segundo o Tribunal, Jerome não respeitou as regras de seu mandato ao tomar posições especulativas sem que o banco soubesse e em proporções gigantescas. Por seu lado, o advogado de Jerome alega que os superiores de Jerome permitiam sua livre atuação e, inclusive, o estimulavam a assumir riscos desde que isso permitisse ganhos financeiros.

 Pois bem, estamos diante de mais um caso onde os Controles Internos e a Auditoria falharam ou a Alta Administração “fecho os olhos” para o camarada que vem mostrando lucro (pelo menos, aparente)? Sabemos que para prevenirmos de fraudes e ilícitos semelhantes é essencial o estabelecimento de um Programa de Combate baseado na gestão do risco, integrado com controles internos e compliance atuante, e claro, com uma auditoria interna também atuante e preparada para lidar com o tema.

 Mas, eu disse mas, a história na teoria é uma e na prática é outra. Uma boa parte das empresas não gosta de gastar seu rico dinheirinho em prevenção a esses ilícitos, a não ser que sejam obrigadas a fazê-lo. E é incrível que desconheçam as pesquisas nacionais e internacionais sobre a questão e fechem os olhos. Em 2009 as perdas com fraudes ocupacionais nos EUA bateram a casa do U$ 1 trilhão, é isso, U$ 1 trilhão. Os números nacionais não chegam a tanto, mas são elevados.

 Ok Mário, o que fazer? Curto e grosso: investir em Prevenção! Combater a Fraude, Lavagem de Dinheiro e ilícitos semelhantes por meio da Prevenção sai muito, mas muito mais barato do que ter que correr atrás de um Jerome da vida. E isso porque já tivemos Nick Lesson, Georgina e outros tantos exemplos…mas a máxima que escuto é: aqui em minha casa isso não vai acontecer…Será?

 Minha pergunta: quando e quanto o Jerome conseguirá devolver dos 4,9 bilhões de euros?

 Quem souber a resposta, fique a vontade….

 Um abraço e até a próxima!

Add a Comment