O vazamento na Receita Federal. Você tem uma receita? – 03set2010

enigma.consultoria Sem categoria Leave a comment  

 Claro que estamos em época eleitoral e um assunto desses envolvendo pessoas, que de uma forma direta ou indireta estão no pleito político, o assunto ganha outra conotação. Vazamento de informação não é um assunto novo, mas a questão é muito simples: nosso nível de maturidade de prevenção ao risco é muito baixo! Aliás, se eu for levar o pé da letra, prevenção é uma coisa que o brasileiro pouco pratica, gestão do risco então…vamos detalhar esse tema de risco um dia desses.

 Voltando as vacas magras, a prevenção ao risco de vazamento de informações tem sede de processos e controles devidamente planejados, implementados, monitorados e corrigidos periodicamente. Alguém já ouviu falar do PDCA, ciclo de Deming, é isso. Nossas empresas agem nesse ciclo? Não, literalmente não! Podem no máximo planejar e implementar, mas não monitoram e não corrigem.

 Então, a Receita não está sozinha nessa?! Por certo que não! O azar dela é que ela custodia informações de elevado nível de criticidade dos cidadãos brasileiros economicamente ativos. E aí, essas informações tem um valor tangível e intangível que alcança as nuvens. Logo, conhece a regra, o que importa é o que interessa, vem com tudo. Pode-se vazar por interesses políticos, para extorquir, para vender, para sabotar, por revanchismo, enfim, a lista é grande. Vocês leram, um dia desses prenderam um camarada que vendia um CD recheado na região da 25 de março com informações detalhadas de milhares de pessoas.

Mas há quanto tempo o cara agia?

 Dessa forma, lanço um desafio: você tem uma receita para o não vazamento de informações de uma empresa (de qualquer natureza)?

 Um abraço e até a próxima!

Add a Comment