Corrupção tem cura? – 25mar12

enigma.consultoria Sem categoria Leave a comment   ,

O Fantástico mostrou no domingo uma prática que atende pelo nome de Corrupção, um câncer nacional! Vamos aproveitar e comentar um pouco sobre tema tão em moda…

Corrupção é categorizada como uma Fraude Ocupacional (alguém utiliza uma ocupação, um cargo para perpetrar uma fraude). A fraude provoca grandes estragos em países como o Brasil e Estados Unidos, por exemplo. Em última pesquisa da ACFE estimou a perda nos EUA com a fraude ocupacional em parcos 900 bilhões de dólares. Não preciso ficar dando exemplos de corrupção, porque é diário os acontecimentos e podemos dizer que é o câncer a ser extirpado da sociedade brasileira.

Em minha dissertação de mestrado, que tratou da questão Fraude, tive que estudar e ler como um doido o tema e confesso: existe luz no final desse túnel! Mas, como resolver? Essa foi a pergunta de minha esposa após o Fantástico desse domingo, que mostrou uma parte do problema. Respondi: é simples, com Prevenção.

O combate a Corrupção atende por processos e controles definidos e implementados que Previnem, Detectem e Investiguem. A Prevenção deve ter um conjunto de processos e controles que agem de maneira pró-ativa contra a Corrupção, veja, eu disse pró ativamente. Os processos de Detecção são importantes, claro que são. Mas em uma escala de impactos financeiros e operacionais, são menos importantes do que a Prevenção. Isso porque a Detecção pode acontecer quando a materialização da perda financeira ou de imagem já ocorreu, quando se investiga e vê o tamanho do buraco. Daí ser muito mais barato investir na Prevenção, mas muito mais barato (veja os números americanos que citei no início). E mais, uma detecção de fraude leva mais de dois anos em média para ser detectada. Então, nos dois anos, qual terá sido o tamanho do rombo?

Nessa questão, vamos distinguir dois tipos de empresas: a privada e a pública. As empresas privadas, notadamente as do setor financeiro, tem um grau de maturidade no combate à corrupção ou a fraude muito maior do que outros setores privados e muito, muito maior em relação as empresas públicas. Ok professor, mas o que pode ser estabelecido em termos de processos para combater a corrupção? Vamos lá, alguns deles, só alguns, podem ser:

-> Implementação da Gestão do risco da Fraude (corrupção é uma das categorias);

-> Implementação de uma Política de Combate à Fraude;

-> Avaliação Continuada de Pessoal Interno;

-> Implementação e gestão da Conduta Ética de colaboradores;

-> Implementação e gestão da Denúncia Anônima (segundo a pesquisa da ACFE, o que mais produz resultados)

Simples? Não, não é! A empresa pública acima de tudo necessita ter vontade política para implementar. Eu, por exemplo, nunca vi uma licitação ou convite para contratação de uma consultoria para Elaborar e Implementar processos e controles para Combater a Fraude Interna ou a Corrupção. Vocês conhecem? Se conhecerem, me avisem que eu divulgo. Não existe cultura alguma da Prevenção a Corrupção. Enquanto isso, os agentes de ameaça (corrupção) deitam e rolam porque o terreno é fértil.

 Um abraço a todos e até a próxima.

Add a Comment